Publicado por: jSaggiomo | 14/12/2009

Cadeirantes visitam nova estação do Metrô do Rio para testar equipamentos

 

Faltam 11 dias para a inauguração da estação do Metrô Ipanema-General Osório, na Zona Sul do Rio de Janeiro. E nesta sexta-feira, um grupo de passageiros especiais foi conhecer e testar os equipamentos de acessibilidade da nova parada. Cadeirantes de diversas associações, como Andef e Adezo, além de integrantes das equipes da Operação Lei Seca, entre eles atletas paraolímpicos, percorreram as galerias subterrâneas do Metrô. O grupo conferiu os equipamentos que a estação dispõe para facilitar o deslocamento de portadores de necessidades especiais e idosos, como elevadores, escadas e esteiras rolantes.
A entrada foi pelo acesso da Rua Sá Ferreira, em Copacabana, onde a maioria dos cadeirantes utilizou um dos 17 elevadores para chegar até a plataforma. Outros preferiram descer pela escada rolante. O piso em granito também foi considerado pelos visitantes como mais um item a facilitar a circulação deles no interior da estação.
Na visita, os cadeirantes puderam conversar com engenheiros para entender todo o processo de concepção de mobilidade adotado para a estação. A conversa também serviu para que os responsáveis pela obra pudessem ouvir considerações importantes feitas pelos portadores de necessidade. 
O engenheiro Bento Lima, diretor de engenharia da Secretaria Estadual de Transportes, destacou a importância dos elevadores, para garantir total independência aos cadeirantes. "O Metrô deve ser para uso de todos, sem distinção. Por isso, a existência de todos esses elevadores, inclusive, aqueles que vão permitir o acesso da comunidade do Cantagalo. A estação General Osório será um marco e um exemplo para os próximos empreendimentos que vamos construir. A filosofia de concepção de obra mudou muito, principalmente, no que se refere à mobilidade e acessibilidade, e nós estamos acompanhando essa mudança", afirmou Bento.
Para o secretário Julio Lopes, a inspeção realizada nesta manhã foi uma das mais importantes de toda a história da obra do metrô de Ipanema. "É muito importante receber e ouvir a opinião dessas pessoas. Registramos com muita atenção as considerações que todos fizeram. Os cuidados que tivemos com a questão de acessibilidade na obra de Ipanema vamos repetir em todas as estações da linha para a Barra. E também está nos nossos planos melhorar a acessibilidade em diversas estações de trem e nas que ainda não foram adaptadas no sistema metroviário", completou o secretário.

Fonte: Rio+

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: