Publicado por: jSaggiomo | 23/03/2010

A manutenção adequada torna os elevadores mais seguros.

Segurança nos Elevadores

Embora muitos condôminos acreditem que as despesas dos prédios com a manutenção de elevadores são altas demais e poderiam ser negociadas, ao sairmos do setor financeiro e entrarmos nas cabinas dos elevadores logo percebemos o quanto deve ser séria a contratação de uma empresa de manutenção de elevadores. Quando o assunto é segurança o que deve pesar mais é a idoneidade da empresa contratada e não os custos dela.
Morando a mais de 15 anos em prédios residenciais, tive a sorte de ficar presa em um elevador apenas uma vez e por pouco mais de 5 minutos. No entanto hoje sei que deveria ter ficado mais tempo lá e esperado um socorro especializado.
Lembro perfeitamente que o síndico de meu condomínio morava no mesmo bloco que eu e quando tocamos o alarme indicando que havíamos ficado presos, foi ele quem veio nos acudir prontamente, abrindo a porta do elevador juntamente com o zelador e nos permitindo sair pelo vão com um degrau de uns 80 centímetros.
Hoje sei que tudo foi feito de forma amadora e perigosa. Na verdade estávamos mais seguros lá dentro do que quando passamos pela porta sem que um especialista neste tipo de salvamento estivesse por perto para avaliar as condições apropriadamente. Certamente que meu condomínio tem uma empresa contratada para a manutenção dos elevadores, e esta empresa deveria ser chamada quando um episódio desta natureza ocorre.
Contratar uma empresa realmente capacitada para atender a este tipo de emergência pode parecer simples, já que existem tantas no mercado, mas não é bem assim. Muitas das empresas que prestam manutenção de elevadores não estão preparadas para oferecer todas as condições mínimas para a prestação destes serviços.
Antes de contratar uma empresa de manutenção e modernização de elevadores verifique o seguinte:
A empresa tem que ter um ou mais engenheiros responsáveis que possuam registro no CREA, bem como a própria empresa deve possuir registro no CREA.
Exija o registro na Prefeitura e desconfie de preços muito abaixo dos oferecidos no mercado. Lembre-se que o assunto aqui é segurança.
A empresa deverá ter classificação fiscal adequada, e os custos das propostas já deverão estar tributados na nota.
Isso lhe garantirá que a parte administrativa está correta, mas é bom saber se os técnicos que irão atender seu prédio estão bem treinados e se a estrutura da empresa em questão a permite atender a demanda a qual se propõe.
Faça uma visita às dependências da empresa de manutenção de elevadores antes de fechar o contrato.
E se seu prédio é antigo contrate uma empresa capaz de qualificar os elevadores de seu prédio dentro das normas atuais e se for possível aproveite para fazer a modernização estética também.

Fonte: WebArtigos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: