Drives regenerativos da otis reutilizam energia e podem chegar até 50% de economia

A preocupação com o meio ambiente atinge todos os segmentos e o mercado de elevadores acompanha esta realidade. Desenvolver equipamentos e tecnologias sustentáveis são prioridades para uma das principais empresas fabricantes de elevadores e escadas rolantes do mundo, a Elevadores Otis. A tecnologia inovadora utilizada para reaproveitar e economizar energia elétrica é o drive VVVF regenerativo. Estes drives, combinados com uma máquina sem engrenagem, possibilitam que a energia desperdiçada em sistemas tradicionais seja reutilizada.

A estrutura básica de um elevador é composta por máquina, cabina e contrapeso. A máquina movimenta – por meio de cabos de aço – o elevador (em uma das pontas) e o contrapeso (na outra). Este contrapeso possui, em média, peso 45% maior do que o elevador. Tanto na subida do elevador vazio quanto na descida do equipamento cheio, a máquina movimenta o sistema praticamente sem gasto de eletricidade, pois uma das pontas está mais pesada que a outra. Nestas situações, o drive VVVF regenerativo aproveita toda a energia potencial armazenada e a transforma em elétrica limpa e reutilizável, retornando-a ao edifício para consumo próprio. O que antes era desperdício torna-se geração de energia – a economia de energia com a utilização do drive pode chegar até 50%.

Quanto mais alto o edifício, maior a diferença de peso entre o contrapeso e a cabina. Quanto maior a intensidade e a frequência de utilização nestas condições de carga (subir vazio ou descer cheio), mais eletricidade é gerada. Os elevadores com drives regenerativos da Otis garantem proteção eficiente dos sistemas elétricos e eletrônicos, com redução significativa no consumo.

A Otis Elevator Company é a maior companhia do mundo em fabricação e prestação de serviços para produtos que movem as pessoas, incluindo elevadores e escadas e esteiras rolantes. Com sede em Farmington, Connecticut, a Otis emprega 64.000 pessoas mundialmente, oferece produtos e serviços em mais de 200 países e territórios e fornece serviços de manutenção para mais de 1,6 milhão de elevadores e escadas rolantes mundialmente. A United Technologies Corp., sediada em Hartford, Connecticut, é uma empresa diversificada que fornece produtos e serviços de alta tecnologia para as indústrias de construção e aeroespacial. [ http://www.otis.com].

Fonte: Portal Fator Brasil

Um comentário sobre “Drives regenerativos da otis reutilizam energia e podem chegar até 50% de economia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s