Publicado por: jSaggiomo | 04/10/2010

Acessibilidade – Eleitores paulistas contam com 6,3 mil seções especiais

O Estado de São Paulo conta com 6.325 seções acessíveis para pessoas com necessidade especiais, dentre as quais 1.772 na capital. Em relação a 2008, este número cresceu 295% na capital e 237% no Estado. Em todas zonas eleitorais do Estado há seções especiais, que são instaladas em locais sem escadas ou com elevadores.
Neste ano, o prazo para o eleitor transferir seu título para uma seção especial terminou dia 5 de maio.
Mais seções especiais
Em diversas vistorias realizadas entre maio e julho de 2009, o TRE identificou que quase 80% dos locais de votação apresentavam alguma limitação ao acesso universal. Para mudar esse quadro, o Tribunal solicitou ao Governo do Estado, Prefeitura da capital e aos responsáveis pelas escolas particulares que tomassem providências para a adaptação dos locais. Isso porque as seções eleitorais funcionam em salas de aula municipais, estaduais ou privadas, requisitadas pela Justiça Eleitoral. Além disso, o número de locais de votação aumentou, o que contribuiu para ampliar a quantidade dessas seções.
Auxílio na cabina
O eleitor que precisar de ajuda poderá entrar na cabina acompanhado de alguém de sua confiança para o exercício do voto, desde que autorizado pelo presidente da mesa receptora de votos. Esse acompanhante poderá, inclusive, digitar os números na urna eletrônica. O presidente da mesa somente irá autorizar a entrada do acompanhante se o auxílio for imprescindível para o voto.
TRE

Fonte: VNews


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: