Publicado por: jSaggiomo | 23/10/2010

Goldman assina decreto do Programa de Acessibilidade Comunicacional

Formalização ocorre paralelamente ao 2º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência.

Governador Alberto Goldman e a secretária Linamara Rizzo Battistella conhecem as novidades apresentadas no II Encontro Internacional
Ciete Silvério

Governador Alberto Goldman e a secretária Linamara Rizzo Battistella conhecem as novidades apresentadas no II Encontro Internacional.

O governador Alberto Goldman e a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, assinaram nesta quinta-feira, 21, decreto instituindo o Programa de Acessibilidade Comunicacional na esfera pública estadual. O decreto prevê que a compra e a edição de todo material bibliográfico realizada pelo Governo do Estado estejam também disponíveis no padrão internacional Digital Acessible System.

Conhecido pela sigla Daisy, o formato permite a navegação, no texto escrito ou falado, por meio de um aplicativo de leitura instalado no computador e também a reprodução de arquivos de áudio em equipamentos específicos. Com isso, o sistema gera acessibilidade para deficientes visuais e pessoas que apresentam qualquer tipo de limitação na leitura – como idosos, deficientes físicos e disléxicos.

Estima-se que no Brasil 15% da população – um contingente de 24 milhões de pessoas – tenha algum tipo de deficiência. No Estado de São Paulo, conforme dados do Censo 2000, o índice de pessoas nesta condição corresponde a 11%, o que representa 4 milhões de habitantes.

A implementação do programa obedecerá à conclusão dos estudos da Comissão Paulista de Acessibilidade em Material Bibliográfico. O grupo será integrado por representantes das pastas dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Gestão Pública e Cultura. O prazo de apresentação do estudo é de 60 dias, a partir da data de instalação dos trabalhos.

Paralelamente à assinatura, o governador Alberto Goldman participou da abertura oficial do II Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, realizado no centro de convenções WTC Hotel na capital. Bianual, o evento é realizado pela Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e conta com apoio da Rede Lucy Montoro e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Voltado a médicos e profissionais da área de reabilitação, o encontro, que acontece de 21 a 24 de outubro, abordará temas como robótica, neuromodulação na reabilitação, procedimentos minimamente invasivos de alta resolutividade e pesquisa clínica.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: