Publicado por: jSaggiomo | 11/11/2010

Menina de 10 anos morre em acidente com elevador de cadeirante em escola.

Vítima ajudava um colega cadeirante, quando foi esmagada pelo elevador. Polícia e prefeitura instauraram procedimentos independentes para apurar responsabilidades pelo acidente

Uma menina de dez anos morreu prensada por um elevador de portadores de necessidades especiais, na tarde desta quarta-feira (10), em uma escola de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. A garota cursava a terceira série do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Mauro Portugal. A polícia e a prefeitura instauraram procedimentos independentes para apurar responsabilidades do acidente.

O acidente ocorreu por volta das 15h45, depois que a aluna entrou no equipamento no térreo, conduzindo um colega cadeirante. De acordo com o perito criminal Roman Abril, do Instituto de Criminalística (IC), com o elevador em movimento a menina foi atingida na cabeça por uma viga horizontal entre os dois pavimentos. Ela teve o corpo esmagado pela base do aparelho. O socorro médico foi acionado, mas a menina morreu no local.

O pai da garota, o eletricista Antonio Carlos Machado, esteve na escola logo após o acidente. Pai de outros dois filhos, ele pediu agilidade na apuração das causas do acidente. Abalado, falou também da dor da perda. “A gente perde o chão. É um trauma muito grande. Parte minha ficou aqui nesta escola”, disse. Assim que soube do acidente, a mãe da menina precisou ser hospitalizada.

Investigações

Na tarde desta quarta, a Polícia Civil instaurou inquérito policial para apurar as eventuais responsabilidades pelo acidente. Logo após a ocorrência, investigadores da Delegacia de Campo Largo estiveram na escola para fazer os primeiros levantamentos. O IC vai elaborar um laudo e vai apurar se a manutenção do equipamento – que é de responsabilidade da prefeitura – estava sendo efetuada. Para os peritos, no entanto, a logística de funcionamento do elevador não era adequada. “O equipamento não reúne as condições de segurança necessárias para operar da maneira que funciona”, apontou o perito Roman Abril.

Apesar de ser destinado a portadores de necessidades especiais, o aparelho também era usado por outros alunos. O acesso ao elevador não era controlado e os próprios estudantes o manuseavam, sem a supervisão de funcionários. “Não há condições de controlar o acesso de todos os alunos ao elevador”, admitiu o secretário municipal de Segurança Pública, Benedito Faccini.

O secretário anunciou que a prefeitura também vai investigar o acidente por meio de um processo administrativo, que será instaurado ainda nesta semana. A investigação também será desenvolvida por uma comissão formada por professores e funcionários. Segundo Faccini, a prefeitura presta apoio à família da garota, inclusive, com suporte psicológico.

“Tudo que a prefeitura puder fazer para amenizar este fato não será suficiente”, lamentou o secretário. “Os fatos vão ser apurados e a prefeitura vai tomar as providências legais cabíveis”, complementou o advogado geral do município, Adolfo Vaz de Silva.

Medo

O acidente gerou uma comoção entre familiares dos alunos que estudam na unidade. Na tarde desta quarta, dezenas de pais de estudantes se aglomeravam no portão de entrada do prédio e demonstravam preocupação com a segurança dos filhos. A maioria dizia que sequer sabiam da existência do elevador na escola e questionavam os métodos adotados em relação ao acesso ao equipamento.

“Como eu vou deixar meu filho frequentar aulas num lugar que as crianças podem andar sozinhas em um elevador”, disse Zenilda Pereira, que tem um filho matriculado na quarta série na escola.

A Escola Mauro Portugal e o Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), que funciona no mesmo prédio, tiveram as aulas suspensas até a terça-feira (16). O local onde ocorrerá o velório e o sepultamento da menina ainda não foi definido.

Fonte: Gazeta do Povo


Responses

  1. […] Menina de 10 anos morre em acidente com elevador de cadeirante em escola. novembro, 2010 5 […]

    Curtir


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: