Publicado por: jSaggiomo | 17/11/2010

Diretoras serão responsabilizadas por acidente em elevador que matou aluna.

Felippe Aníbal/Gazeta do Povo / Policiais e peritos do Instituto de Criminalística estiveram na escola para investigar as causas do acidente Policiais e peritos do Instituto de Criminalística estiveram na escola para investigar as causas do acidente

Diretoras serão responsabilizadas por acidente em elevador que matou aluna

Para a polícia, houve negligência quanto ao funcionamento e manutenção do aparelho em que ocorreu o acidente. Inquérito tem 30 dias para ser concluído.

As diretoras da Escola Municipal Mauro Portugal e do Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), de Campo Largo, região metropolitana, serão responsabilizadas criminalmente pelo acidente ocorrido em 10 de novembro, no prédio em que funcionam ambas as unidades educacionais. Na ocasião, uma aluna de dez anos morreu, depois de ter sido prensada por um elevador para portadores de necessidades especiais. Para a polícia, houve negligência quanto ao funcionamento e manutenção do aparelho.

Em depoimento prestado à Polícia Civil, na tarde desta terça-feira (16), as duas diretoras não souberam explicar onde estava o contrato de instalação do elevador nem apontaram quem era responsável pela manutenção do equipamento e como seria feito este procedimento. De acordo com o que a polícia apurou, o elevador está instalado há cerca de um ano e nunca passou por vistorias.

Quando o socorro médico chegou, a menina já havia morrido em decorrência dos ferimentos.

“Enquanto responsáveis diretas pelas escolas, a competência pela manutenção no elevador era das diretoras. Elas vão ser indiciadas, só faltando agora definir a tipificação do crime que melhor se enquadra neste caso”, disse o superintendente da Delegacia de Campo Largo, Juscelino Bayer. Ele acrescentou que a polícia tem mais 30 dias para concluir o inquérito policial. A delegacia ainda vai investigar se a prefeitura e o governo do estado serão responsabilizados.

Além da falta de manutenção, a polícia também constatou indícios de negligência quanto ao funcionamento do aparelho. O elevador – similar ao instalado em estações-tubo, mas fechado por divisórias – não tinha acesso controlado e os próprios alunos operavam a máquina, sem a supervisão de um adulto.

Quando o acidente ocorreu, uma aluna da 3ª série conduzia uma colega que usava uma prótese em uma das pernas. Com o elevador se deslocando do térreo para o pavimento superior, a menina foi atingida por uma viga horizontal entre os dois andares. Em seguida, ela foi prensada pelo aparelho e morreu no local.

Logo após o acidente, o perito criminal Roman Abril, do Instituto de Criminalística (IC) apontou que o elevador não tinha condições de segurança adequadas para operar da maneira que vinha ocorrendo. O laudo da perícia, no entanto, ainda não foi concluído.

Processo administrativo

A assessoria de imprensa da prefeitura de Campo Largo informou que as diretoras foram afastadas temporariamente dos respectivos cargos, até que as responsabilidades sobre o acidente sejam apuradas.

A prefeitura também determinou a instauração de um processo administrativo para investigar o fato. Os trabalhos serão desenvolvidos por uma comissão formada por professores e funcionários, mas, até a tarde desta terça, os integrantes do grupo ainda não haviam sido definidos. A implantação do procedimento será publicada no diário oficial do município na sexta-feira (19).

O secretário Municipal de Educação, Norton Pooter esteve na escola na tarde desta terça-feira e se encontrou com pais de alunos. De acordo com a assessoria de imprensa, ele se comprometeu a convocar reuniões periódicas para repassar informações sobre o andamento das investigações.

Fonte: Gazeta do Povo
Felippe Aníbal/Gazeta do Povo


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: