Publicado por: jSaggiomo | 23/09/2011

Laudo pericial de acidente de elevador em obra na BA será divulgado nesta sexta

Queda de elevador terminou com a morte de nove operários que estavam no local.

Será apresentado, nesta sexta-feira (23), o laudo pericial que indica as causas do acidente que matou nove operários na queda de um elevador em um prédio em construção na avenida Antônio Carlos Magalhães, em Salvador (BA), em agosto. As informações são do Itapoan Online.

O acidente aconteceu por volta das 7h30 do dia 9 de agosto. As vítimas trabalhavam no Edifício Comercial 2, anexo ao Empresarial Thomé de Souza, quando o elevador despencou do 20°andar (uma altura de cerca de 80 m), matando os nove operários. O aparelho, conhecido como “balança”, era usado para transportar materiais de construção e trabalhadores, e tinha capacidade para oito pessoas.

A SRTE (Superintendência Regional do Trabalho) da Bahia disse já ter detectado as causa do acidente com o elevador. Segundo o órgão, houve uma falha no eixo de roldanas, que faz o elevador subir e descer. Outro problema foi detectado em um freio mecânico, que deveria funcionar caso houvesse a primeira falha.

Técnicos da Sucom (Secretaria de Controle e Ordenamento do Uso do Solo) realizaram uma vistoria na obra, que teve início há nove meses e também disseram que ela estava regularizada. Duas hipóteses haviam sido levantadas para causar o acidente: excesso de peso ou rompimento do cabo do elevador, causado por suposta falta de manutenção do aparelho.

Medidas
No último dia 9, um mês após a morte de nove operários, o Ministério do Trabalho e Emprego decidiu proibir o uso de elevadores com cabo nas obras. A determinação foi uma resposta às cobranças dos Sindicatos dos Trabalhadores da Construção Civil.

As empresas terão até maio de 2013 para se adaptarem a nova regra. Os novos modelos de elevadores devem funcionar a engrenagens e não mais a cabo, que podem romper. Será necessária também a apresentação de um laudo técnico que comprove a segurança dos equipamentos antes do início da obra.

Fonte: R7


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: