Publicado por: jSaggiomo | 07/02/2012

Instalacoes prediais devem passar por vistoria a cada cinco anos

SÃO PAULO – O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, pediu nesta semana, à Câmara dos Deputados, o fim do veto ao projeto de lei do vereador Domingos Dissei, que cria a Certificação da Inspeção Predial.

Se aprovada, a medida tornará obrigatória a vistoria a cada cinco anos em imóveis onde há grande movimentação, com laudo técnico emitido por profissionais devidamente habilitados.

Para o prefeito, a medida visa evitar eventuais acidentes que podem ser provocados por estruturas de edifícios comprometidas. “Antes existiam razões para o veto, mas de acordo com as novas circustâncias, da conscientização de todos os brasileiros após a tragédia no Rio de Janeiro, todos sabem o quanto é importante o poder público ser mais duro em relação aos proprietários de imóveis e edifícios”, explica.

Na noite da última segunda-feira (6), uma explosão derrubou três lajes de um prédio, com cerca de 10 andares, no centro de São Bernardo do Campo.

Projeto De acordo com a Prefeitura, o projeto prevê a vistoria periódica em edifícios públicos e privados, não residenciais, com área de 500m², partindo do Habite-se do ato de conclusão da obra, quando é realizada a primeira vistoria.

O objetivo da medida é evitar acidentes e auxiliar o poder de fiscalização do Executivo, como ocorre com os elevadores de passageiros e demais aparelhos de transporte, abrangidos pela Lei nº 10.348 de 4 de setembro de 1987 e sua regulamentação.

Segundo a Prefeitura, o laudo de certificação técnico deve atender às peculiaridades de cada acontecimento esportivo, cívico, religioso, artístico e condominial e será avaliado em função do tipo de evento, lotação e outras características de segurança a serem levadas em conta durante sua elaboração.

Com a Lei, o órgão municipal pretende ampliar os instrumentos de controle e fiscalização das edificações e equipamentos públicos e privados, em prol da segurança dos usuários.

Fonte: Yahoo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: