Publicado por: jSaggiomo | 26/03/2012

Construtoras recebem alerta de risco para elevadores em obras de Ribeirao

Segundo Ministerio do Trabalho, cidade teve oito acidentes em dois anos. Norma que regulamenta uso dos equipamentos foi modificada em 2011.

O Ministério do Trabalho de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, alertou nesta quarta-feira (14) representantes de 31 construtoras sobre os riscos nas obras. A principal preocupação é quanto aos elevadores: nos últimos dois anos foram oito acidentes com os equipamentos na cidade.

Mudanças feitas no ano passado na Norma Regulamentadora 18, que trata da segurança no transporte de materiais e pessoas nas obras, foram explicadas em uma reunião entre auditores e empresários do setor.

“O elevador a cabo está há muito tempo no mercado e tem diversos pontos frágeis, onde têm ocorrido acidentes”, afirmou o auditor fiscal Édson Bim.

Pelas novas normas, as construtoras deverão fazer inspeções constantes nos equipamentos. Se alguma irregularidade for encontrada por fiscais, a empresa pode ser multada. “Os elevadores terão que ter um programa de manutenção preventiva, devem ser realizados testes de freios trimestralmente e deve haver um profissional habilitado responsável pelo equipamento”.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Ribeirão Preto, Carlos Miranda, a aplicação da normativa vai melhorar as condições de trabalho. “Essas normas vão trazer mais segurança e mais condições de a gente exigir e cobrar das empresas”, disse.

Fonte: G1


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: