Publicado por: jSaggiomo | 15/06/2012

CREA-PR alerta para necessidade de acompanhamento profissional de instalação e manutenção de elevadores

O elevador é um dos equipamentos mais valiosos de um condomínio e por isso conservá-lo de maneira adequada preserva o patrimônio e garante a segurança dos usuários. Portanto, é fundamental que a manutenção seja constante e realizada por profissionais especializados.

Segundo o engenheiro mecânico e inspetor do CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), Adler Machado, prevenção é a palavra chave para manutenção de elevadores. As inspeções mensais permitem aos técnicos acompanhar o desgaste de diversos componentes elétricos e mecânicos, fazendo com que estes sejam substituídos antes que falhem. “Vale lembrar que componentes defeituosos geram pequenos ‘maus funcionamentos’, como ruídos e trancos, que devem ser interpretados como indícios de falhas maiores. Daí a importância da especialização da empresa que esteja executando a manutenção e seu conhecimento sobre o equipamento para a prevenção de defeitos que possam causar acidentes maiores”, explica Machado.

Ressalte-se o risco de contratação de empresas clandestinas na área de elevadores, pois além  de não apresentarem garantias quanto às normas de segurança e colocar em risco a vida do cidadão também praticam concorrência desleal no mercado.

A manutenção preventiva sistemática é, portanto, a melhor recomendação quando se busca a diminuição de ocorrência de falhas.

Há diversas normas da ABNT e resoluções do CONFEA que regulamentam as atividades de manutenção de elevadores. “Dentre elas é importante destacar a que exige das empresas prestadoras dos serviços de manutenção o registro no CREA, recolhimento da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e a apresentação de um engenheiro responsável pelos trabalhos executados”, aconselha.

Excelência em Manutenção de Edificações

Para proporcionar aos profissionais a oportunidade de aperfeiçoamento e atualização sobre serviços e manutenção de sistemas, equipamentos, inspeção predial e gerenciamento das atividades de manutenção, o CREA-PR oferece o curso de Ensino à Distância (EAD) do Programa de Excelência em Manutenção de Edificações. No curso há o módulo “Manutenção de Elevadores”, que explica resumidamente o funcionamento dos elevadores. O engenheiro mecânico Roberto Leonessa, autor do módulo, cita que o objetivo principal é mostrar como e porque acontecem as falhas e a importância das manutenções para evitar acidentes e prolongar a vida útil dos equipamentos. “Abordamos também a questão das modernizações, muito executadas hoje em dia em equipamentos mais antigos e trata das legislações vigentes aplicadas a elevadores residenciais”, complementa.

Fonte: Paranashop


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: