Publicado por: jSaggiomo | 06/12/2012

Causa da queda de elevador no Rio de Janeiro foi falha mecânica, diz Crea

Segundo presidente da entidade, embora o elevador tenha descido em alta velocidade desde o 9º andar, só despencou efetivamente entre o 2º andar e o fosso. Sete pessoas se feriram.

Fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) estiveram no edifício nº 123, na rua da Passagem, onde um elevador caiu na manhã desta quarta-feira e deixou sete pessoas feridas, em Botafogo, zona sul do Rio, para avaliar as condições do acidente. O acidente:  Elevador despenca em Botafogo e deixa sete feridos.


Fábio Gonçalves / Agência O Dia

Edifício onde ocorreu o acidente nesta quarta-feira, em Botafogo. De acordo com os fiscais, a causa do acidente não foi sobrepeso, mas um erro no controle do equipamento. “A falha foi mecânica e provavelmente se deu no sistema de tração e frenagem. Os dois freios, principal e auxiliar, não funcionaram durante a queda, senão teriam evitado a colisão”, disse o vice-presidente do Crea-RJ, o engenheiro mecânico e de segurança do trabalho Jaques Sherique.

De acordo com Sherique, a empresa responsável estava realizando manutenções no prédio sem atualizar as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e será notificada. Segundo ele, o documento é fundamental para que o Crea monitore se os procedimentos estão sendo realizados de acordo com as exigências e por um profissional habilitado.

O engenheiro afirmou que o acidente não foi mais grave porque embora o elevador tenha descido em alta velocidade desde o 9º andar, só despencou efetivamente entre o 2º andar e o fosso.

O prédio em Botafogo conta com quatro elevadores e três deles passavam por processo de modernização. O equipamento que provocou o acidente já havia sido reformado. mas funcionário e pessoas que trabalham no edifício reclama do funcionamento dos elevadores. "Sempre ficamos presos. Os elevadores param no meio da viagem, abrem as portas", revelou o publicitário Mateus Tapioca, de 36 anos.

Fonte: Rio de Janeiro – iG


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: