Publicado por: jSaggiomo | 14/06/2013

Projeto propõe proibição do uso de escadas rolantes por crianças

Texto foi encaminhado para votação na Câmara de Lajeado

Em shopping de Canoas, menina morreu após ficar presa em escada e cair<br /><b>Crédito: </b> André Ávila / CP MemóriaEm shopping de Canoas, menina morreu após ficar presa em escada e cair. Crédito: André Ávila / CP Memória

Uma proposta que proíbe que crianças menores de dez anos utilizem escadas rolantes em shoppings centers e estabelecimentos comerciais foi encaminhada à Câmara de Vereadores de Lajeado, município do Vale do Taquari. O projeto de lei é de autoria do vereador Delmar Portz (PSDB).
Em entrevista à Rádio Guaíba, Portz relata que a medida foi motivada por uma experiência familiar. O neto, com quatro anos na época do acidente, teve a mão presa em uma escada rolante em Capão da Canoa, no Litoral Norte. “Há alguns anos ocorreu um acidente bastante grave com meu neto. De lá pra cá, a gente tem acompanhado sucessivamente acidentes em escadas rolantes”, sustentou. “E também devido a esse acidente com morte em Canoas, a gente se preocupou, porque existem muitas sequelas para a família e para essas crianças”, completou, ao lembrar o caso trágico ocorrido na região Metropolitana na semana passada.
O vereador diz que se baseou na Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos, que recomenda que crianças menores de dez anos e pessoas com dificuldade de locomoção utilizem apenas elevadores. “A escada rolante exerce um fascínio nas crianças e também nos adultos, que descem, que sobem, às vezes sem necessidade. Mas é uma verdadeira arma”, ponderou.
Sabendo que, mesmo ao lado dos pais, as crianças podem se machucar, Portz propõe que qualquer um com menos de dez anos de idade não utilize o equipamento. “Meu neto estava seguro pela mãe, protegido pela avó logo atrás, e mesmo assim, num rápido movimento, a escada rolante prendeu a mão dele. A sorte é que tinha um guarda logo à frente e imediatamente ajudou, senão teria arrancado a mão da criança”, sustentou.
Em Lajeado há apenas duas escadas rolantes, ambas situadas no Shopping Lajeado. Mas como o estabelecimento passa por uma reforma, os equipamentos estão fora de uso. O projeto pode sofrer emendas, mas o vereador está otimista quanto à aprovação. “Eu entendo que vá ser aprovado. Não é caso único em Canoas, Capão da Canoa, Porto Alegre. No Brasil afora tem acontecido isso. E a gente tem que respeitar a Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos”, alegou. A proposta deve ser apreciada na Câmara de Vereadores em 30 dias.

Menina de três anos morreu após acidente em shopping de Canoas
Na semana passada, um acidente envolvendo uma criança e uma escada rolante terminou de forma trágica em Canoas, na região Metropolitana de Porto alegre. Uma menina de três anos morreu após ficar presa no equipamento e cair de uma altura de cerca de cinco metros.
Após a queda, a menina chegou a ser socorrida e foi levada para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas, onde passou por cirurgia. Depois, foi transferida para o HPS da Capital, onde acabou morrendo na madrugada de sábado. Logo após o acidente, o shopping de Canoas divulgou uma nota lamentando o episódio e afirmou que está à disposição para ajudar os familiares da menina.
Um inquérito foi instaurado para apurar o acidente, através da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA). A Polícia Civil usará as imagens das câmeras de segurança do centro de compras para apurar o que ocorreu.

Menino teve três dedos amputados
Em abril, no Shopping Total, em Porto Alegre, um menino de quatro anos teve a mão presa na escada rolante e precisou amputar três dedos. Logo após o acidente e os primeiros socorros, foi necessário serrar partes do equipamento para soltar a mão da criança. Um médico cortou a pele que ficou presa às partes metálicas.  A criança passou por uma série de cirurgias para tratar o trauma.

Fonte: Correio do Povo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: