Publicado por: jSaggiomo | 25/10/2016

Está sedentário e sem tempo? Trocar o elevador por escadas já vai te ajudar

Treinador Gustavo Luz ensina como inserir o exercício na sua rotina diária e queimar calorias, ganhar condicionamento e até acelerar o processo de emagrecimento. Veja!

EuAtleta - mulher subindo escada coluna gustavo (Foto: Getty Images)
Subir escadas pode ser uma boa saída para colocar os exercícios na sua rotina (Foto: Getty Images)

Subir escada é bom para emagrecer? Sim. Embora não seja um esporte, pode ser considerado um exercício aeróbico. Logo, bom para detonar calorias, queimar gordura e dar uma secada. Se você mora ou trabalha no segundo ou terceiro andar de um prédio, experimente ir deixando o elevador de lado aos poucos. Talvez você já comece a perceber a redução de algumas medidas em duas ou três semanas. E isso pode ser um gás extra para começar aquela alimentação mais equilibrada e potencializar o ganho de condicionamento e acelerar o processo de emagrecimento.

Mas como começar?

É preciso prestar atenção aqui. Independentemente do seu nível de condicionamento, se você nunca fez esse tipo de treino, vai ter que introduzi-lo na sua semana aos poucos. Aqueles que são mais condicionados provavelmente se adaptarão mais rápido. 

Se você está sedentário, uma sugestão é começar fazendo os treinos de escada pelo menos duas vezes na semana, caminhando mesmo. Se você tem à disposição oito andares de escada, por exemplo, suba dois andares, descanse 30 segundos, suba mais dois, descanse, e termine a escada. Desça de elevador. Você deve acabar o exercício se sentindo bem (por isso, se achar que esses oito andares podem ser muita coisa, comece com menos, sem problemas). Não adianta querer sair treinando na escada toda hora achando que isso vai melhorar a sua vida amanhã. Isso é um processo de adaptação, não existe milagre. Com o passar das semanas você pode diminuir o intervalo (ou subir direto sem parar), passa para duas, três ou mais subidas.

Vale também para quem já é atleta

E se você já pratica alguma atividade física e está em boa forma física, uma boa estratégia seria subir esses mesmos oito andares direto, caminhando ou trotando. Você talvez chegue lá em cima com a sensação de que daria para fazer isso mais algumas vezes, mas comece com calma. Mesmo treinando outros esportes há algum tempo, você também precisa acostumar seus músculos, tendões e articulações para esse exercício específico aos poucos. E com o passar dos treinos, para continuar motivado, suba de dois em dois degraus (ou três em três), desça correndo também, coloque a escada imediatamente após seu treino de corrida ou antes da musculação, por exemplo.

Fonte: Globo Esporte / Por Gustavo Luz


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: