Cadeirante idosa entra em coma induzido após cair do elevador de ônibus em BH

Além de fraturar a mandíbula, a senhora de 70 anos perdeu grande quantidade de sangue e está em quadro clínico delicado no CTI

Na quarta-feira (02), por volta das 12h40, no Bairro Braúnas (Regional Pampulha), nas imediações dos bairros Enseada das Garças e Copacabana, o que parecia um simples procedimento do transporte público da cidade resultou em uma vítima que passa por coma induzido no Hospital João XXIII. Duas passageiras, uma cuidadora de idosos e uma cadeirante de 70 anos de idade, caíram do elevador do ônibus da linha 3302 D (Céu Anil) enquanto tentavam desembarcar na Rua Júlio de Carvalho.


A queda da altura de cerca de 1,5 metro ocorreu após o equipamento ter descido repentinamente. De acordo com a cuidadora da idosa, o ônibus estava sem o agente de bordo e quem operava a máquina era o motorista, que ao perceber o acidente ficou desesperado. “Quando o rapaz ia descer o elevador do ônibus, ele (o elevador) desceu de uma vez e nós caímos”, ela disse.

As duas estavam retornando da região Centro-sul, de exames de rotina da idosa, que devido a problemas ósseos sempre usou cadeiras de rodas. No momento do acidente, a cadeirante caiu de rosto no chão e a cuidadora em cima. A acompanhante levantou e ligou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O Samu chegou após 40 minutos e a senhora já havia perdido muito sangue.

Segundo a sobrinha da senhora, no boletim de ocorrência, o motorista disse que houve falha mecânica no elevador. “Ele (o motorista) perguntou se podia descer a plataforma; se estava tudo ok. A cuidadora e minha tia estavam posicionadas na plataforma e disseram que sim. Só que o elevador desceu direto. Como a minha tia não tem muita força, o corpo dela foi projetado para frente e ela acabou batendo a face”, diz.

Chegando no hospital, alguém da empresa de ônibus ligou para saber como as vítimas estavam, mas somente isso. Os médicos examinaram a cuidadora e a liberaram às 20h. A idosa precisou de transfusões, fraturou a mandíbula e, por causa do quadro clínico delicado, não pôde ser transferida para outro lugar. Está, agora, no Centro de Terapia Intensiva (CTI) em coma induzido, enquanto recebe medicamentos.

De acordo com a sobrinha da vítima, na manhã seguinte ao acidente, uma pessoa responsável pela empresa apareceu e ofereceu ajuda.

Conforme o Sindicato da Empresa de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), ainda não há como determinar se houve falha humana ou do equipamento. Todavia, a empresa responsável pelo veículo, Viação Jardins, do grupo Saritur, prestará toda a assistência às pessoas envolvidas no acidente.

Em notas

“O SetraBH lamenta o acidente ocorrido ontem com uma senhora ao utilizar o elevador de pessoas com deficiência. A entidade informa que o veículo da linha 3302 D foi retirado de circulação e que já solicitou uma perícia do equipamento para apurar as causas do acidente. De imediato, a empresa envolvida está prestando toda assistência à vítima e familiares.

Questionados sobre a ausência do “trocador”, o SetraBH respondeu que orienta as empresas associadas a “circularem com o agente de bordo nos horários determinados pela legislação. A ausência do profissional somente é indicada em horários nos quais é permitida e em linhas legalmente autorizadas, o que inclui linhas troncais e alimentadoras. Durante o dia algumas linhas não precisam do agente de bordo na sua operação, caso das linhas que integram o sistema MOVE e as alimentadoras. Na integração das linhas não ocorre pagamento em dinheiro dos usuários”.


Observação: o nome dos envolvidos será preservado para salvaguardar os familiares de possíveis desdobramentos do caso.

Fonte: Norte Livre / Por Will Araújo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: